CIMENTO SUSTENTÁVEL
CIMENTO SUSTENTÁVEL: UM DOS ALIADOS DO MEIO AMBIENTE
A construção civil é considerada uns dos setores que mais causam impactos ambientais, e isso se deve ao fato de emitir uma grande quantidade de poluentes, causar danos por conta da extração de matéria-prima da natureza e gerar uma grande quantidade de resíduos sólidos.
Segundo a ONU, o cimento é responsável por 5% da emissão de CO2 e o processo de produção do cimento é o que faz dele um dos grandes vilões da construção civil.
A base do cimento é uma composição obtida através do calcário moído com argila; após realizar-se a mistura dos dois componentes, eles são aquecidos em fornos rotativos com temperaturas que chegam até 1500°, o que resulta em um produto granulado e duradouro, conhecido como clínquer, que posteriormente é moído junto com matérias como o gesso.
Para que seja possível a produção de clínquer, é necessário o uso de muita energia elétrica térmica, sendo que a fase da produção é a que mais causa a emissão de poluentes.
É estimado que, a cada tonelada de clínquer produzida, são gerados em torno de 900 kg de dióxido de carbono e são queimados em torno de 60 a 130 quilos de combustível fóssil.
Pensando nisso, o mercado tem ido em busca de soluções que visem à preservação do meio ambiente.
O cimento sustentável é uma alternativa para quem busca construir de forma mais consciente, e ele tem como principal diferencial que parte do clínquer é substituído, fazendo com que as emissões de poluentes sejam reduzidas em até 95%, além de se ter a economia de energia em 80%. Além disso, ele oferece menor custo de produção, mais estabilidade, impermeabilidade e durabilidade e uma boa resistência a sulfatos.
O cimento sustentável pode ser utilizado na aplicação de argamassa de assentamento e revestimento, no rejuntamento de azulejos e ladrilhos, em pisos industriais, na fabricação de concreto simples magro, protendido ou armado, em obras submersas, fundações de máquinas, entre outros.
Atualmente no mercado, o cimento sustentável pode ser encontrado em duas formas, sendo: CP III – Portland de alto forno e CP IV – cimento Portland pozolânico.
Vale ressaltar que, apesar de os dois serem boas opções, o primeiro ainda acaba levando vantagem ao ser mais benéfico ao meio ambiente.
Você já sabia sobre o cimento sustentável?
Ficou alguma dúvida? Acesse nosso Blog ou envie-nos uma mensagem pelo formulário de Contato ou através do WhatsApp.
Também estamos prontos para lhe atender nas nossas redes sociais Instagram e Facebook.